sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Quando a culpa pesa, o que fazer?

Tem dias em que a gente simplesmente não se suporta. Aqueles momentos em que fazemos algo que sabíamos que não deveríamos ter feito… e aí a consciência pesa. O arrependimento chega como um vendaval. O coração aperta. A mente se enche de “e se…”. A vontade de voltar atrás é imensa, mas o tempo, infelizmente, não anda para trás


   E então, o que fazer quando o peso da culpa parece insuportável?

Li certa vez algo que me marcou profundamente:

“Em vez de passar a vida se chicoteando, substitua a culpa por uma palavra: Compreensão.”

Bonito, não é? Mas na prática... não é tão simples assim.

É fácil ter compaixão pelos erros dos outros. O difícil é quando o erro foi nosso. A culpa parece um eco constante dentro de nós. Afinal, a consciência é o primeiro juiz dos nossos atos.

Mas a Bíblia nos mostra que nem mesmo os maiores homens de Deus foram perfeitos — e ainda assim, foram restaurados, usados e amados por Deus. Quero te mostrar isso com dois exemplos bíblicos poderosos:

1º Exemplo: Davi, O homem segundo o coração de Deus

    Imagine o rei Davi, um homem justo, valente, adorador, sensível à voz de Deus… E ainda assim, comete um erro terrível: Adultera com Bate-Seba e manda matar o marido dela para encobrir o pecado.

O escândalo foi enorme. O peso da culpa? Imaginável.

Mas o que Davi fez? Se arrependeu de verdade. Chorou, se humilhou diante de Deus, aceitou a correção divina e não fugiu das consequências. E Deus, em Sua misericórdia, não o rejeitou. Pelo contrário, da união com Bate-Seba nasceu Salomão, o rei mais sábio que Israel já conheceu.

Apesar da queda, Davi terminou bem. Ele nos deixou o exemplo de que quem se humilha diante de Deus é restaurado por Ele.

2º Exemplo: Pedro, O discípulo impulsivo e fiel

    Agora pense em Pedro. O mesmo que caminhou com Jesus, viu milagres, recebeu revelações… e mesmo assim, o negou três vezes na noite mais difícil do Senhor.

    Imagine a dor. A vergonha. A consciência pesada quando ouviu o galo cantar, exatamente como Jesus havia dito.

    Pedro podia ter fugido. Podia ter desistido. Judas, tomado pela culpa, escolheu o suicídio. Mas Pedro fez diferente: ele chorou amargamente, se arrependeu, permaneceu, e foi restaurado.

    Jesus o procurou, o perdoou, e o comissionou novamente. Três vezes Pedro havia negado. E três vezes Jesus o fez confessar seu amor.

    Aquele que um dia caiu, se tornou o líder da Igreja primitiva.

A culpa não precisa ser o fim da História!

    Se você está se sentindo assim — carregando um erro, se punindo, querendo desaparecer — saiba que isso não precisa ser o fim.

    Todos erramos. O que muda o rumo da história não é o erro em si, mas o que fazemos depois dele.

    O diabo vai tentar te acusar. Pessoas podem te julgar, te abandonar ou apontar o dedo. Mas Deus? Deus sempre estará disposto a te perdoar e te dar uma nova chance.

    Levante a cabeça! Não se entregue à autopunição. Deus não sente prazer no seu sofrimento, mas sim no seu arrependimento sincero.

    Aceite as consequências com maturidade, aprenda com o que aconteceu, e olhe para a frente. Deus ainda tem direção para sua vida. Ainda há caminho. Ainda há propósito.

    Você pode recomeçar. E, como Davi e Pedro, terminar bem. "O justo cai sete vezes e se levanta..." (Provérbios 24:16).


Não importa onde você caiu. O que importa é que Deus quer te levantar.

                                                                

10 comentários:

  1. Nossa muito motivador a seguir em frente depois de um erro ... Deus não preocupa com o que fizemos e sim com o que podemos fazer !!!!

    ResponderExcluir
  2. Jeferson , estou lhe enviando uma mensagem pois a minha consciência está me matando
    desejei mal a um parente na hora de uma discursão pois ele me ameaçou. Ele era envolvido em coisas erradas e foi assassinado, quando ele estava muito mal fui ao hospital e lhe pedi perdão, mas ele estava sedado em coma não sei se ele me perdoou por favor me ajude. Não consigo comer dormir estou muito doente de culpa

    ResponderExcluir
  3. Amado(a) Obrigado pelo seu comentário!

    Para aliviar sua consciência, primeiramente você tem de estar com a consciência limpa com Deus. No calor de uma discussão podemos vacilar em nossas palavras mesmo, mas a partir do momento em que você se arrepende a toma a iniciativa de pedir perdão, Deus que conhece todas as coisas está te contemplando. Mesmo que seu parente não tenha te ouvido, saiba que Deus te ouviu! Se você se arrependeu Deus te perdoou. Seu parente não está mais aqui e você teve essa atitude enquanto ele ainda estava vivo, agora não adianta em nada você se maltratar por isso. Como eu disse no texto, o que sobra desse episódio é a lição e agora basta você seguir em frente e amar sempre ao próximo e a Deus sobre todas as coisas e dessa forma sua consciência estará em paz.

    "Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem se atemorize" João 14 v 27

    ResponderExcluir
  4. Quando tua consciência te acusar, pense que estamos conectados a um Deus que nos direciona, e as vezes titubiamos na contramão,que nossa condição humana não nos permite ser perfeitos, ainda que lutemos constantemente para alcançarmos a perfeição. Tentar se livrar de uma "culpa" ofendendo, xingando, ou ironizando quem quer que seja, não pode minimizar o sentimento que temos ao desagradar a Deus, porém quando nos colocamos na presença de Deus...com nosso coração sincero,e nos explicamos para Ele, nossos olhos se abrem, porque o Pai nos ama, e através desse amor passamos a enxergar que muitas vezes podemos estar a beira de um abismo e nem perceber, e aquele irmão que nos alerta ou nos estende a mão, nos ama tanto que não se conformaria em nos ver cair...e no desejo de nos ajudar pode falhar sim, porque ainda tem uma condição humana, mas nesse processo não existe certo e errado, é Deus que conhece os corações. o Amor justifica! Pra que perder tempo com mágoas...é passado...Deus nos levantou para sermos Soldados valorosos! Avante! Muitas almas precisam do Senhor e Glória a Deus, porque mesmo pequenos e errantes somos instrumentos do Pai!!! Bom final de semana Família!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente comentário Michelly! Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  6. Pr. Cleison J. Naves (Catalão GO)5 de janeiro de 2015 às 14:46

    Paz seja contigo!
    Boa postagem mas veja bem: O pecado na vida do crente e acidental, e mesmo que a misericórdia de Deus se renove a cada manhã colhe se as consequências do seu erro, Deus perdoa, porem há consequência para o erro. Davi errou o Senhor o perdoou, mais a consequência foi grande: O filho com a mulher de Urias morreu mesmo com lagrimas e jejum, a espada não se apartou mais da casa de Davi, incesto Absalão seu filho querendo mata-lo, ETC.
    Pedro negou por três vezes porem Yeshua o fez confessar por três vezes que o amava e a palavra diz que Pedro sentiu, entristeceu muito por seu amor a ele ser colocado a prova...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu amigo. Estas suas palavras tem me ajudado muito. Vou repassar elas a uma pessoa que também necessita. Estou passando por dificuldades as quais eu mesmo me coloquei, e a consciência está me derrubando todos os dias. Estou tentando me libertar dos erros e vícios que me fez chegar a este ponto e olhando para traz eu percebo o quanto fui fraco e tolo. Mas se não era isso o que Deus esperava de mim, por que continuar nestes mesmos erros? Pode ser difícil, mas que a vontade de se libertar seja maior que o medo de cair de novo. Eu amo estar ao lado de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meu amigo. Estas suas palavras tem me ajudado muito. Vou repassar elas a uma pessoa que também necessita. Estou passando por dificuldades as quais eu mesmo me coloquei, e a consciência está me derrubando todos os dias. Estou tentando me libertar dos erros e vícios que me fez chegar a este ponto e olhando para traz eu percebo o quanto fui fraco e tolo. Mas se não era isso o que Deus esperava de mim, por que continuar nestes mesmos erros? Pode ser difícil, mas que a vontade de se libertar seja maior que o medo de cair de novo. Eu amo estar ao lado de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Que possamos ter um 2017 de consciência leve e que possamos fazer sábias escolhas.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz! comente e deixe sua opinião.