sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Conformar ou inconformar: Eis a questão!

Um breve relato...
  Estava eu com 12 anos, recém batizado, e cheio de desejo de ajudar de alguma forma nos trabalhos na congregação em que eu fazia parte.

  Sempre fui adepto da leitura e mesmo sendo ainda um Pré adolescente eu desejava de alguma forma compartilhar um pouco do que eu já havia aprendido. Hoje eu entendo que o conhecimento deve ser colocado em prática e que a prática não irá te levar a perfeição, mas com certeza te levará a ter experiência. 

   Hoje, com um pouco mais de experiência, eu quero voltar 15 anos no tempo e relembrar o texto que eu usei na minha primeira pregação e que por incrível que pareça, eu nunca mais usei como base de uma mensagem. Enfim, chegou a hora de falar disso novamente. 


   Lembro que era uma reunião das mulheres na congregação. Fui acompanhar a minha mãe, a dirigente naquele dia, e na hora da mensagem ela me chamou e disse: 
 - Hoje você será o responsável para trazer a mensagem. 
 Claro que eu tremi. Senti o peso da responsabilidade e o medo da voz falhar e não conseguir transmitir alguma coisa que fosse útil. O medo de errar, muitas vezes nos impede de tentar. Falar sobre si próprio é complicado, mas falar sobre outra pessoa é muito mais difícil, ainda mais quando esse outro alguém é Deus.


   O trecho que veio a minha mente foi o um texto de II João Capitulo 2: “Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre.” 

    Com apenas 12 anos quem era eu para falar sobre amor! Mas eu podia falar com propriedades sobre outra coisa: Desejos! E também poderia falar sobre os desafios de escolher o que iria moldar meu caráter e meus pensamentos e quais seriam as prioridades em minha vida. 

   Não me lembro tudo o que falei, mas lembro que eu abordei sobre querer o que é agradável aos olhos ou o necessário ao coração. E foi aí que veio o outro versículo que eu li nesse dia e que foi a base que usei para moldar o meu caráter e guiar meus pensamentos e ações: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2


   Ontem eu estava relembrando isso e me perguntei: Porque nunca mais eu falei sobre isso? Porque eu já tive tantas oportunidades de ler a bíblia para alguém e não abordei mais sobre a necessidade de sermos mais inconformados com as coisas dessa vida? Então senti a necessidade de falar sobre isso e me lembrei desse blog que estava “abandonado” a 2 anos e decidi que já estava na hora de voltar a escrever e essa seria a base desse texto: Ser conformado ou Inconformado? Temos que nos rebelar contra tudo que nos afaste do nosso criador.


   Aliás você sabe o que significa conformação? Basicamente trata-se de aceitar com facilidade que algo do ambiente externo mude sua forma de ser, pensar, agir e entender. O texto já está grande e essa parte foi apenas uma introdução. Em um post futuro eu irei falar sobre esse tema, contarei mais histórias e espero que a gente se encontre por lá. Que Deus te abençoe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! comente e deixe sua opinião.