Hoje eu me fiz uma pergunta: Será que eu estou orando do jeito certo?
Muitas vezes nossas orações se tornam tão repetitivas, que as vezes até parece que estamos orando no modo automático, ou seja, nem sequer buscamos realmente um relacionamento com nosso Deus. O Triste é que nem percebemos que essas orações se tornam apenas um ritual para que possamos manter nossa rotina religiosa.
Encontrei essa ilustração que gostaria de compartilhar com você. Leia e medite!
_ "Senhor, obrigado por mais um dia. Perdoe os meus pecados e abençoe meus pais e meus irmãos. Em nome de Jesus. Amém!"
Toc, toc, toc...
_ Deus?? É o Senhor? O que o Senhor está fazendo aqui?
_ Sim, meu filho. Sou Eu. Estou sempre batendo na sua porta, querendo entrar na sua vida.
_ Ah! Que legal! Mas o Senhor já faz parte da minha vida desde que já aceitei Jesus há alguns anos.
_ Eu sei Meu filho, mas preciso te contar uma coisa.
_ Claro, Deus! Pode falar!
_ Quando você vai mudar o seu modo de orar?
_ Uéé!? Como assim?
_ Meu filho, até os anjos já sabem de cor as suas orações - "Senhor, obrigado por mais um dia... Senhor, abençoe este alimento, abençoe meus pais, me livre do mal..." etc.
_ Querido, tudo isso é importante, mas Eu quero ter um relacionamento mais íntimo com você, de Pai para filho. Quero conversar contigo, guiar os seus passos, te dar muito mais do que você já imaginou, mas as suas orações são sempre as mesmas e sinto que elas não tem saído do seu coração. Eu não formei robôs; Eu formei filhos!
_ Mas Deus, eu não sei orar! Não sei falar bonito e nem usar versículos nas minhas orações, como fazem as pessoas da minha igreja.
_ Meu filho, isso não importa! Você conversa com seus amigos sobre vários assuntos, certo? Eu vejo você contando seus sonhos, planos e tudo o que acontece no seu dia a dia... E por que você não fala assim Comigo também?
_ Ah, Deus! Mas é diferente né?? O Senhor é o Deus Todo Poderoso e eu sou só um homem pecador cheio de problemas...
_ Diferente como, Meu filho? Eu não quero ser apenas o seu Deus; Eu quero ser o seu melhor amigo, conselheiro e ajudador. Eu quero transformar o seu coração, a sua vida e te usar para alcançar outras pessoas, mas enquanto você não crer que Eu me preocupo com cada detalhe de sua vida, o nosso relacionamento será frio e distante. Percebi que você se acostumou em Me servir e tem orado apenas para cumprir regras. Suas palavras se tornaram vazias e agora você corre o risco de se tornar uma pessoa religiosa, que acha que está Me agradando.
_ Puxa, Pai! É verdade! Eu não tinha percebido isso. Eu estava orando no "modo automático" por muito tempo mesmo… Me perdoe! Eu quero verdadeiramente ter um relacionamento íntimo com o Senhor à partir de hoje. Não vou mais esconder os meus pecados e nem guardar comigo os problemas que enfrento.
_ Que bom que você entendeu, Meu filho! Eu te amo muito e estou sempre pronto para te aconselhar e te corrigir quando for preciso. É este tipo de relacionamento que quero ter contigo.
_ Amém Pai! Então, aproveitando o momento, tenho várias coisas pra te contar…
_ Ok Filho! Pode falar...
E você? Já conversou com seu melhor Amigo hoje? Ele está te esperando.