segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pediu braços mas recebeu pernas*

“O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda” (Atos 3:3, 6).


  Certo pregador estava visitando a casa de um dos membros de sua igreja. Durante o jantar, uma pequena menina, filha mais nova do dono da casa, dirigiu-se ao ministro e falou: “Eu ouvi o que você pregou hoje”. “Ouviu mesmo?” perguntou o pregador. “Diga-me, então, sobre o que foi o meu sermão hoje?” “Você falou sobre um homem que pediu braços e recebeu pernas”. (Nota: A história é traduzida. O pregador falou sobre um homem pedindo “alms” (esmolas), e a pequena menina entendeu “arms” (braços).

  Apesar de nossa ilustração ser engraçada, pela confusão de palavras da garota, conduz-nos a uma reflexão séria. 

  Muitas vezes pedimos alguma coisa a Deus e parece que Ele não nos atende. Nem nos damos conta de que Ele respondeu, sim, mas de outra maneira. Nem sempre o que buscamos de Deus é o melhor para nós. E Ele sabe qual a nossa real necessidade. O coxo da porta do templo pedia esmolas, mas, o que recebeu foi muito melhor do que uma simples moeda. Ele podia agora andar, trabalhar, ganhar seu sustento, e viver de forma abundante e feliz. Ele não recebeu o que pediu, porém, começou a dar glórias a Deus pela grande bênção alcançada.

   Como reagimos quando Deus não nos dá o que pedimos? Temos compreendido que Ele nos ama e que a Sua resposta é sempre a melhor possível? Temos colocado a nossa vontade em plano inferior à vontade do Senhor? Temos nos submetido à Sua direção, crendo que é o caminho mais apropriado para uma vida plena de conquistas?

  Muitas vezes perdemos um longo tempo aguardando uma bênção de Deus quando ela já veio e de forma melhorada. Todos os ingredientes necessários à nossa vitória estão à nossa frente e continuamos murmurando pela falta de resposta. E só o que nos resta é abrir os olhos espirituais e ver as grandes maravilhas do Senhor… e exultar de alegria… e viver.


*Texto de Paulo Roberto Barbosa Pastor deficiente visual que escreve textos que nos ensinam a refletir sobre a vida e o caminhar com Cristo.

domingo, 2 de novembro de 2014

Construa com sabedoria

   Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família. Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
   A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste por ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor. O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a ideia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.

  Foi uma maneira negativa de ele terminar sua carreira. Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa. E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse:
- "Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você".

  O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.

  O mesmo acontece conosco. 

 Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na construção. Depois, com surpresa, nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos. Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente, mas não podemos voltar atrás. 

 Você é o carpinteiro. Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes. Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói". Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Uma lição de sabedoria

Hoje de manhã, antes do começar a trabalhar, resolvi meditar um pouco e ler alguma passagem bíblica. Então veio uma voz a minha cabeça: Leia Provérbios 3! Ao ler este texto eu pude ter uma grande lição de sabedoria e gostaria de compartilhar essa esse capítulo com vocês:



 "Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.

  Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.

 Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.

  Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.

  Filho, preste atenção quando o SENHOR Deus o castiga e não se desanime quando ele o repreende. Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.

  Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas, pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. A sabedoria é mais preciosa do que as jóias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras.  Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz.

  Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida. Com a Sabedoria o SENHOR Deus criou a terra; e com o seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio. A sua sabedoria fez os rios nascerem e fez as nuvens darem chuva à terra.

  Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus, Pois o SENHOR Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.

 Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal.

  Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, pois o SENHOR Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. O SENHOR amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes.

  Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha."

Creio que não preciso comentar mais nada. o Texto é muito claro! Busque a sabedoria e ela lhe guiará pelo caminho do sucesso em todas as áreas de sua vida. Tenha um ótimo dia!  

sábado, 3 de maio de 2014

O menino, o Jacaré e o amor de uma mãe

   Estamos nos aproximando do dias das mãe e gostaria de compartilhar essa adaptação de uma história real para mostrar o quão forte é o amor de uma mãe...

   Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no rio que havia atrás de sua casa.

   Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa. Pulou na água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do rio, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.

   Sua mãe, olhou pela janela da casa e,prevendo o perigo iminente, correu em pânico para o rio gritando para seu filho o mais alto que podia. Ouvindo sua voz, o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe. Mas era tarde.

   Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou. A mãe agarrou seu menino pelos braços enquanto o jacaré mordeu seus pés, cada um puxando de um lado.

   Começou uma guerra incrível entre os dois. O jacaré era um animal extremamente forte, mas o amor da mãe pelo seu filho era ainda maior.

   Um fazendeiro que passava por perto, ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou contra o animal, que fugiu. A mãe conseguiu salvar o menino, que precisou passar por uma cirurgia, mas após semanas e semanas no hospital, sobreviveu de forma impressionante.

   Seus pés foram extremamente machucados pelo ataque do animal. Em seus braços, havia os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço de salvar o filho que ela amava.

   Um repórter de jornal que entrevistou o menino após o trauma, perguntou-lhe se podia mostrar as cicatrizes causadas pelo ataque do animal.

   O menino levantou seus pés. E, em seguida, com orgulho, disse ao repórter:
- Mas olhe em meus braços. Eu tenho marcas em meus braços também. Eu as tenho porque minha mãe não me deixou. Ela me salvou!


“Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo, é somente o amor de mãe”


Vai passar...

   Esta história é muito conhecida. Se você ainda não a viu, estarei compartilhando agora para sua meditação:

    Certa vez, um imperador assumiu o trono de seu reino disposto a fazer um grande reinado. Para isso, convocou todos os sábios do país, para que eles apresentassem conselhos sobre como o rei deveria agir para cumprir a difícil tarefa.

   Os sábios reuniram-se durantes vários dias. Após muita reflexão, concluíram que a melhor forma de ajudar o rei era dar-lhe dois conselhos em envelopes diferentes.

   Retornaram ao rei e lhe entregaram os envelopes explicando que cada um continha um conselho precioso e que somente deveriam ser abertos em momentos específicos.

   O primeiro envelope era AZUL e só poderia ser aberto quando o reino estivesse caminhando muito bem.

   O outro era VERMELHO e deveria ser aberto somente quando o reino estivesse passando por problemas terríveis.

    Depois de alguns anos, o país prosperava, não havia guerras e o povo estava muito feliz com tudo que conquistaram. O rei estava tão satisfeito com seu reinado que decidiu abrir o envelope AZUL. Encontrou o antigo conselho de seus sábios: 

“O que está acontecendo não é para sempre! Isso vai passar, esteja preparado!”

   O rei ficou um pouco perplexo, pois esperava algum conselho grandioso e positivo, não um alerta sombrio.

   De qualquer forma, continuou seu reinado. Alguns anos depois houve uma série de acontecimentos terríveis. Uma grande seca trouxe fome para o povo. Pragas acabaram com as plantações. Doenças dizimaram a população. Os eventos climáticos afetaram outros países próximos, e a disputa por alimento provocou conflitos com os reinos vizinhos.

   O Rei estava muito triste. Sentia-se impotente, derrotado e sem alternativas.
Lembrou-se dos envelopes e do conselho que havia recebido. Mesmo relutante, decidiu abrir o envelope VERMELHO. Lá encontrou o conselho:

“O que está acontecendo não é para sempre! Isso vai passar, esteja preparado!”

   Lembre-se desta história quando estiver passando por um momento triste, difícil e que pareça sem solução. Mas não se esqueça também quando estiver vivendo um momento de êxito, sucesso, realização e vitória. 

   O que está acontecendo, seja bom ou ruim, trágico ou imensamente feliz, desagradável ou prazeroso, não é para sempre! A vida é assim: feita de altos e baixos. Tudo passa.


Palavras ao vento

Uma meditação para você:

   Certa vez, um homem falou que seu vizinho era ladrão, e o vizinho acabou sendo preso.

   Algum tempo depois, descobriram que era inocente e o rapaz foi solto. Após muito sofrimento e humilhação ele processou o homem.

   No tribunal, o homem que o acusou disse ao juiz:
   - Comentários não causam tanto mal...

  E o juiz respondeu:
  - Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel. Depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho até sua casa. Amanhã, volte para ouvir a sentença!

   O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
   - Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
   - Não posso fazer isso, meritíssimo! O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!

  Então o juiz respondeu:
- Da mesma maneira, um simples comentário que pode comprometer a moral de um homem, espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Entre a vida e a morte

Existem vídeos que devemos compartilhar! 

Essa mensagem é muito forte. Creio que não preciso de comentar nada. Apenas te peço para dar o play e refletir um pouco agora:



   Entre a vida e a morte qual você vai escolher? Steve Jobs afirmou: "Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo - expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar - caem diante da morte, deixando apenas o que é importante..."


   A vida é muito curta para não vivermos intensamente. Aproveite cada segundo. Ame e seja feliz!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A inquietação e o Descanso

   Já estamos em 2014... Mais um ano de correria, pressão, trabalho e você nesse turbilhão, com a cabeça estourando pensando no seu futuro. Você não é o único! Eu também tenho andado muito ocupado, prova disso é que deixei esse blog por 6 meses sem atualização!!! Hoje estou de volta e gostaria de falar um pouco sobre a INQUIETAÇÃO e o DESCANSO.

   Certa vez, Agostinho afirmou: "Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." Mas como descansar, quando a ocupação tem se tornado a enfermidade moderna da qual tantos sofrem? Porque ficamos tão inquietos no dia a dia? 

   Vamos tirar um exemplo da bíblia. Se tinha alguém com motivos de sobra para andar preocupado era o rei Davi. Ele havia recebido a promessa de ser rei, mas o que ele havia se tornado naquele primeiro momento era apenas um fugitivo jurado de morte e perseguido por todos onde passava. 

   Em salmos 46.10 o próprio Deus dá um recado para ele: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus". Resumindo: Deus estava dizendo para Davi: CALMA! Eu sei o que estou fazendo! 

   Deus estava moldando Davi para ele ter condições de enfrentar e superar qualquer obstáculo que viesse a enfrentar quando se tornasse de fato um rei. Davi resolveu confiar em Deus e todos sabem muito bem o que aconteceu: Se tornou o maior rei da história de Israel e triunfou sobre todos os inimigos.


   Muitos anos depois, lá estava o povo de Israel oprimido pelos Romanos e desesperançosos da vida. Mas eis que surge Jesus e trás a todos o remédio e a solução para suas almas abatidas: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11: 28-30. 

   Jesus estava dizendo: Vamos fazer uma troca? sim, você deixa o mundo e suas preocupações; Aí você confia e entrega sua vida para mim. Não te prometo o fim de todos os problemas mas uma coisa eu garanto: Sua alma terá descanso!

Mas como o ser humano tem memória curta; logo estavam preocupados e inquietos com o rumo que as coisas estavam tomando. Preocupavam-se principalmente com a perseguição que estava se levantando contra a igreja. Dessa vez foi Paulo quem disse em Filipenses 4.6-7: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." 

   Entendeu? Não adianta ficar inquieto e se lamentando por nada dar certo. Ficar preocupado, ansioso e até mesmo desesperado não vai resolver nada. 

   Já experimentou contar a Deus os seus problemas e suplicar por paz e alívio para sua alma? Te aconselho pegar sua bíblia e ler o Salmo 37. Se a bíblia não estiver por perto clique aqui. Tenho certeza que a leitura e meditação neste texto te fará muito bem.

   Por fim eu deixo claro que a escolha é sua. Você pode escolher viver inquieto ou entregar nas mãos de quem pode cuidar de tudo por você e dar descanso para sua alma. 

   Deus tem o maior prazer em CUIDAR de você enquanto você descansa NELE. E saiba, que enquanto você descansa NELE, você recarrega suas energias e alcança força! Veja o diz Isaías no capítulo 12 versículo 2: "Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!