sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A igreja analfabeta

A algum tempo eu publiquei um texto falando que a bíblia é o livro mais vendido no mundo, porém um dos livros menos lido. Se você ainda não leu, pode conferir clicando AQUI. De acordo com uma pesquisa que apontou que apenas 10% dos que se dizem cristão já leram a bíblia, podemos chegar a triste conclusão que a igreja é biblicamente analfabeta.



 Quantas pessoas estão em casamentos terríveis em que um dos cônjuges é um descrente. Você acha que Deus nos exorta a "não entrar em jugo desigual" para nada? Outros lidam com doenças horríveis porque abusaram ao longo dos anos com o álcool, cigarros, drogas e alimentos. Deus não disse que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo?

 Quantas famílias são rasgadas e cheia de amargura e de ódio  sendo que a Bíblia nos ordena a "amardes uns aos outros," e também a "perdoar como Cristo vos perdoou," e "amar o seu inimigo."  Eu tenho que ser honesto que em muitos casos, o motivo de todos esses males é a mais completa ignorância da Palavra de Deus.

  Como muitos pessoas, ao comprar um novo produto eletrônico, a primeira coisa que faço é abrir a caixa, deixar o manual de instruções de lado e começar a "montar as peças." Normalmente, após um período de tempo quando o produto para de funcionar ou quebra alguma coisa, eu procuro o manual de instruções e procuro ver se errei alguma coisa na hora da montagem. Quanto mais fácil teria sido se eu tivesse feito isso primeiro!  É o mesmo no nosso andar com Deus. Muitas pessoas dizem que não podem ouvir Deus. Deus pode estar falando com você e você não pode ouvi-lo, porque você não sabe o que deve ser escutado.

A Bíblia é uma maneira que Deus nos fala. Se você quiser ouvir a Deus, apenas Leia o livro.

Veja o que falou um dos maiores presidentes da história dos Estados Unidos:


 Eu compartilho coisas sabendo que você é inteligente o suficiente para entender o que Deus espera que você faça. Eu não tenho que pintar um quadro para que você possa entender. Então escute o que eu vou dizer a você agora. Isso se aplica a todos, até mesmo aqueles que podem ter lido a Bíblia umas 100 vezes: Uma pessoa com boa capacidade de leitura leva em média 90 horas para ler a Bíblia inteira. Isso é de uma hora por dia, durante 3 meses, ou meia por dia durante 6 meses, ou 15 minutos por dia durante 12 meses. 

  A maioria das pessoas fazem planos para o ano novo. Aqui está uma dica de um bom plano para você com recompensas eternas: Reserve uma hora, 30 minutos, ou 15 minutos todos os dias a partir 1º de janeiro e começe a ler em Gênesis 1. Você decide o que for mais fácil para você. O importante é começar!

Eu sugiro que você comece o dia lendo a palavra de Deus. Se for necessário acorde um pouco mais cedo para ler e meditar. Confie em mim, Deus lhe dará a força que você precisa durante o dia. Perder um pouco sono não vai te matar. Muito pelo contrário. Ela vai lhe poupar de perder o sono ao longo dos anos com os problemas causados ​​porque você não teve tempo para ler o livro de instruções.

  Agora ouça! Eu entendo que alguns livros do Antigo Testamento podem ser secos. As Leis judaicas, a genealogia dos reis, alguns dos livros proféticos podem ser muito confuso e às vezes chato. Siga adiante e não desanime mesmo não entendendo tudo o que você está lendo. A cada dia você terá uma nova experiência e aprenderá novas lições que se forem colocadas em prática serão de muita utilidade em sua vida. Eu sugiro que você mantenha um bloco de notas de perguntas e fale sobre eles com seu pastor sempre que tiver alguma dúvida. Procure frequentar a escola dominical!

  Confie em mim quando eu digo que, lendo a Bíblia você encontrará uma tampa para cobrir e mudar a sua vida. Você vai ver coisas que você nunca pensou que estivessem na Bíblia. Você verá advertências e promessas de Deus para ajudá-lo através de tempos difíceis. Acima de tudo, você vai começar a entender como Deus pensa. Como você pode agradar a Deus se você não entende como Ele pensa? Ele sabe que você não é um leitor de mente. Isso é uma razão que Ele lhe deu a Bíblia para que você possa começar a entender o que Deus espera de sua vida.


  Eu prometo a você que o tempo que você gasta lendo a Bíblia será o momento mais importante de sua vida. Eu não posso enfatizar o suficiente a importância do que estou desafiando você a fazer. Comece pelo começo. Dessa forma, você pode ver a Deus, desde a criação do nosso mundo, até o fim. isto é melhor do que qualquer livro ou filme que você já leu ou viu.

  A Bíblia é a nossa autoridade final em todas as questões relativas a esta vida! Vivemos dias que temos de ser politicamente correto, aceitar as crenças e ideias de todos e acabamos ficando confusos moral e espiritualmente, porque temos deixado de buscar a verdade que se encontra no preto e branco da Palavra de Deus. Nós não temos de culpar a ninguém a não ser nós mesmos. 


  Vivemos dias corridos cheio de compromissos. O tempo que nos sobra estamos com nossos telefones celulares checando mensagens e nos tornamos preguiçosos e desanimados de parar e ler a bíblia. Garanto que ao longo desse ano você vai gastar mais de 90 horas na frente da televisão, do computador, com o jornal, ou fazendo qualquer outra coisa que você goste. Eu Não estou dizendo para você parar de  viver e desfrutar de sua vida. O que estou dizendo é que você tem o tempo, é só uma questão de saber se você consegue planejar e priorizar o seu tempo naquilo que pode ser o mais importante: Buscar conhecimento!


  Eu amo você, me preocupo com você, e meu coração se parte quando vejo que muita mágoa e dor poderia ter sido evitada se as pessoas tivessem lido esse livro e seguido suas instruções. Talvez você nem imagine como sua vida pode mudar se você viver sob a direção da Palavra de Deus. 

  Eu estarei orando para que o Senhor realmente abra o seu coração e o convença a mudar de postura enquanto você lê estas palavras. Eu não posso forçá-lo a fazer nada. Você tem que querer fazê-lo. Estarei orando e confiando que o Espírito Santo irá mover sobre o seu coração para cumprir este desafio, a partir de agora, enquanto você lê estas palavras.

  Esta será uma das melhores decisões de Ano Novo que você poderá tomar. FELIZ 2016!


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Ubuntu: Uma grande reflexão!


 Olá, muito bom ter você por aqui. Recentemente li uma postagem super interessante e gostaria de compartilhar com vocês. Caso saiba quem é o autor, por favor, me informe nos comentários para que eu possa dar os devidos créditos.

   A jornalista e filósofa Lia Diskin nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

  Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

  As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

  O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

  Elas simplesmente responderam: “Ubuntu tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”

  Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

  Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

  Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos…




 Com Ubuntu nós aprendemos que as pessoas não devem levar vantagem pessoal em detrimento do bem-estar das outras pessoas do grupo. Jesus nos ensinou a amar o próximo e viver em comunhão uns com os outros. Para que uma pessoa seja feliz, é preciso que todas as outras do grupo também se sintam felizes. Querendo ou não, estamos conectados uns aos outros e como um corpo, é necessário que todos os membros estejam bem para que o corpo funcione perfeitamente.

  Devemos ter união e tomarmos decisões pensando no bem coletivo. Nada de pensar apenas no "Eu".  Termino citando um conhecido provérbio xhosa da África do Sul que diz o seguinte: “Umuntu Ngumuntu Ngabantu“, que significa “Uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas“.


Assista esse vídeo e Ubuntu pra você!