segunda-feira, 28 de abril de 2014

A inquietação e o Descanso

   Já estamos em 2014... Mais um ano de correria, pressão, trabalho e você nesse turbilhão, com a cabeça estourando pensando no seu futuro. Você não é o único! Eu também tenho andado muito ocupado, prova disso é que deixei esse blog por 6 meses sem atualização!!! Hoje estou de volta e gostaria de falar um pouco sobre a INQUIETAÇÃO e o DESCANSO.

   Certa vez, Agostinho afirmou: "Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." Mas como descansar, quando a ocupação tem se tornado a enfermidade moderna da qual tantos sofrem? Porque ficamos tão inquietos no dia a dia? 

   Vamos tirar um exemplo da bíblia. Se tinha alguém com motivos de sobra para andar preocupado era o rei Davi. Ele havia recebido a promessa de ser rei, mas o que ele havia se tornado naquele primeiro momento era apenas um fugitivo jurado de morte e perseguido por todos onde passava. 

   Em salmos 46.10 o próprio Deus dá um recado para ele: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus". Resumindo: Deus estava dizendo para Davi: CALMA! Eu sei o que estou fazendo! 

   Deus estava moldando Davi para ele ter condições de enfrentar e superar qualquer obstáculo que viesse a enfrentar quando se tornasse de fato um rei. Davi resolveu confiar em Deus e todos sabem muito bem o que aconteceu: Se tornou o maior rei da história de Israel e triunfou sobre todos os inimigos.


   Muitos anos depois, lá estava o povo de Israel oprimido pelos Romanos e desesperançosos da vida. Mas eis que surge Jesus e trás a todos o remédio e a solução para suas almas abatidas: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11: 28-30. 

   Jesus estava dizendo: Vamos fazer uma troca? sim, você deixa o mundo e suas preocupações; Aí você confia e entrega sua vida para mim. Não te prometo o fim de todos os problemas mas uma coisa eu garanto: Sua alma terá descanso!

Mas como o ser humano tem memória curta; logo estavam preocupados e inquietos com o rumo que as coisas estavam tomando. Preocupavam-se principalmente com a perseguição que estava se levantando contra a igreja. Dessa vez foi Paulo quem disse em Filipenses 4.6-7: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." 

   Entendeu? Não adianta ficar inquieto e se lamentando por nada dar certo. Ficar preocupado, ansioso e até mesmo desesperado não vai resolver nada. 

   Já experimentou contar a Deus os seus problemas e suplicar por paz e alívio para sua alma? Te aconselho pegar sua bíblia e ler o Salmo 37. Se a bíblia não estiver por perto clique aqui. Tenho certeza que a leitura e meditação neste texto te fará muito bem.

   Por fim eu deixo claro que a escolha é sua. Você pode escolher viver inquieto ou entregar nas mãos de quem pode cuidar de tudo por você e dar descanso para sua alma. 

   Deus tem o maior prazer em CUIDAR de você enquanto você descansa NELE. E saiba, que enquanto você descansa NELE, você recarrega suas energias e alcança força! Veja o diz Isaías no capítulo 12 versículo 2: "Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!