segunda-feira, 26 de março de 2012

Os 7 Conselhos do Rei para um Líder

   Já parou para pensar quais são as principais qualidades e requisitos para ser um grande líder?Como um líder pode obter êxito na sua vida? Qual perfil e quais fatores que não podem faltar num líder? Este texto é extenso mas vale a pena ler...


   O rei Davi, na sua velhice antes de falecer, deu alguns conselhos para Salomão que era seu filho e também seria seu sucessor. 
    Salomão é considerado o homem mais rico e sábio de todos os tempos e creio que os conselhos de seu pai Davi influenciaram e ajudaram muito nas decisões que ele tomou na sua vida. Mas que conselhos foram estes?

    Davi foi um dos reis mais bem sucedidos da história. Sua trajetória de vida foi fascinante e ao mesmo tempo impressionante. Enquanto era rei, Davi venceu guerras, conquistou novas terras, fez um reinado de Justiça e conseguiu trazer seu povo para perto de Deus, além disso, arrancou do meio de sua gente a idolatria e diminuiu as desigualdades sociais. 


   Davi também foi o iniciador e principal financiador de uma das maiores e mais famosas construções da história da humanidade: O Templo de Salomão. Foi Davi que planejou a obra e deixou no caixa o material e o recurso necessário para seu filho construir.

  A Missão de Salomão era conservar as 12 tribos de Israel unidas, prosperas e devotas ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, os três patriarcas da Historia do povo hebreu. Estava em seus ombros a responsabilidade de governar uma das maiores nações do mundo antigo, fazer o reinado crescer e governar com justiça e equilíbrio. 
   Era seu dever, além de varias atribuições como rei, conservar as instituições de seu reino e construir uma das obras que Inspirou a muitas outras do mesmo porte e semelhantes: A Construção do Grande Templo, mais conhecido como templo de Salomão avaliado em mais de US$ 100 bilhões, devido a enorme quantidade de ouro maciço (100 mil talentos de ouro), prata, ferro entre artefatos de construção utilizado. 

Agora Vejam os 7 conselhos que o Rei deu para ele:

1º - SEJA HUMILDE

 1ª Reis 2:1-2 "Ora, aproximando-se o dia da morte de Davi, deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra..."


  
   O Rei não é melhor e nem pior que ninguém. É um ser humano como outro qualquer caminhando pela terra. Vai precisar comer, beber, vestir, dormir, cuidar da saúde e aprender como qualquer pessoa. 
   
   O Líder não é sobre-humano e muito menos imortal. Ele passa por momentos de ânimo e desânimo, tristeza e alegria; passa por altos e baixos e está sujeito ao amor e ao ódio, a vida e a morte. Ele está sujeito a erros e acertos e coisas semelhantes. Diante de todas essas limitações o Rei (líder) tem que ser Humilde.

  Ao aprender essa lição, o rei Salomão escreveu em Provérbios 16:18: "A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda."




2º - ... SEJA FORTE ... (Coragem)

I Reis 2:2 "Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem."

   No livro de apocalipse: 21:8 "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte." Ser forte e corajoso é o mesmo que ser ousado e não ser atrevido ou intrometido. Estamos sujeitos a tropeçar e cair, mas para levantarmos temos de ser fortes e corajosos.


   O Fraco não é capaz liderar nem a ele mesmo e muito menos de governar os outros. O fraco é covarde, medroso, dominado pelo desanimo e pela falta de fé em Deus e desprovido da certeza de dias melhores.

   A expressão "Não Temas" se encontra 366 vezes em toda a Bíblia Sagrada a fim de que ninguém fique fraco ou deixe o desânimo prevalecer. 
   Para Liderar é preciso ser forte porque governar é para os fortes e não para os fracos. São muitos os desafios e decisões difíceis que necessitam ser tomadas, o que exige muita coragem e firmeza para tomar o rumo certo. 
   Não se trata de impor suas vontades, mas sim coragem e força para fazer a coisa certa com o objetivo de trazer o bem de todos. Coragem para assumir o s erros e fazer a coisa Certa. 
   O Fraco não tem coragem de exercer a justiça por que teme os maus. O Forte, por sua vez, pratica e Justiça sem temer os injustos. (Não se pode confundir coragem com valentia)


3º- PORTA-TE COMO HOMEM


I Reis 2:2 "Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem."


   É necessário honrar os tratos, a palavra e o compromisso firmados. O Rei não pode ser confundido com uma rainha, nem com uma criança. Precisa realizar as promessas e cuidar de cumprir o que falou.


   Salmos 15 nos diz: "Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado."

4° - Guardar, Andar e Observar as Ordenanças de Deus


1ª Reis 2:3 "Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores..."



   Guardar = Depositar dentro de si, no coração, na força, na mente e na alma.
   Andar = Praticar e vivenciar ações de acordo com as ordenanças de Deus.
 Observar = Examinar e meditar e sempre buscar aprender e também conhece-la no seu mais profundo e amplo significado.

   Salmos 1 nos ensina: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará."

1ª Reis 2:4 "E para que o Senhor confirme a palavra que falou acerca de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel."

Vantagens: "Reino Confirmado", "Reino Próspero" e "Reino de Justiça." Talvez você pergunte: Porque esse conselho está em 4º lugar e não em primeiro? Reflita:


I) Em primeiro lugar vem a Humildade: O Soberbo consegue guardar a Palavra de Deus? Para Meditar nela e colocá-la como bussola na vida é necessário ser Humilde. Os soberbos acham que não precisam das ordenanças de Deus.


II) Em segundo é necessário Ser Forte: Os fracos ou covardes não conseguem guardar, andar e observar as Ordenanças do SENHOR. Somente os fortes e corajosos examinam a Palavra de Deus com determinação a fim de aprender e pratica-la. Os Fracos nem querem saber para não se comprometer.


III) Terceiro: Porta-te como Homem: A Palavra "Homem" indica compromisso assumido e cumprido (aliança). Temos um Deus de pacto e de alianças com seus servos e Ele não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele.


5º - SEJA JUSTO

   1ª Reis 2:5 "Tu sabes também o que me fez Joabe, filho de Zeruia, a saber, o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais ele matou, e em tempo de paz derramou o sangue de guerra, manchando com ele o cinto que tinha nos lombos, e os sapatos que trazia nos pés. Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz."


   É necessário ter atos de Justiça como: Ajudar os desfavorecidos, defender os fracos e oprimidos quando estes estiverem com a razão e punir os culpados e inocentar o inocente. Também é importante praticar atos de Justiça, como a honestidade e ajudar o próximo, principalmente os mais necessitados sem exigir nada em troca. O Justo caminha por caminhos retos e não em caminhos tortuosos da vida; Ele não se corrompe e nem corrompe.


   Salomão aprendeu essa lição e anos mais tarde ele escreveu em Eclesiastes 7:7 "Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração."


Malaquias 3:18  complementa "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve."


6º - TENHA GRATIDÃO

   1ª Reis 2:7 "Mas para com os filhos de Barzilai, o gileadita, usa de benevolência, e estejam eles entre os que comem à tua mesa; porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão."



   O Líder (Rei) tem que ser grato a Deus por suas inúmeras benevolências e grato a seu povo por lhe apoiar. Deve ser grato a quem lhe presta serviços e favores. A ingratidão é deselegante e cruel e não cabe no perfil de um líder. 

   Colossenses 3 v15-17 nos diz: "E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


7º - USE A SABEDORIA


   1ª Reis 2:9 "Agora, porém, não o tenhas por inocente; pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer..."


   O Líder tem que ser sábio e não um tolo. Não pode ser ignorante de suas reais necessidades e das necessidades de seus liderados ou de seu povo. Um líder nunca pode ser sábio diante de seu próprios olhos nem fazer tolices, muito menos agir com imprudência trazendo terríveis conseqüências a todos que estão em seu redor. 

   Salomão aprendeu a lição! Veja o que ele escreveu depois:

Provérbios 1:7 "O Temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução."

Provérbios 14:16 "O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro."

Provérbios 18:15 "O coração do entendido adquire conhecimento; e o ouvido dos sábios busca conhecimento"

Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio."

Eclesiastes 7:19 "A sabedoria fortalece ao sábio mais do que dez governadores que haja na cidade."

Li e adaptei este texto do meu xará: Pastor Jéferson Fabiano

sábado, 17 de março de 2012

Manual do Fabricante


   Conta-se que á muito tempo atrás, um homem que possuía um carro da marca Ford, passeava pela cidade exibindo-o todo orgulhoso e falando a todos do conforto, maciez e velocidade do mesmo. Fazia inveja a muita gente.

   Passeando, passeando, um dia bem no meio da rua principal da cidade o motor do possante morreu. O motor parou e nada neste mundo fazia aquele carro pegar novamente. O dono tentava dar partidas, mas era tudo em vão. 

   Desceu do carro, abriu o capô, fechou, abriu de novo, chamou o mecânico que com a mão e a cara toda suja de graxa disse que nada podia fazer. Ele dizia que aquilo só poderia ser magia, pois o carro era tão bom que não deveria parar daquele jeito!

   O homem desconsolado perdeu a pose, sentou-se na calçada e ficou olhando sem saber o que fazer! Um desconhecido que por ali passava, viu aquela cena, se aproximou do dono do carro e lhe perguntou o que havia acontecido. 

   O homem lhe contou que passeava normalmente e de repente morreu o motor e nada mais pode ser feito. - "Me permita?" disse o estranho, "Se o senhor não se importar, gostaria de dar uma olhada no motor..."

   Meio desconfiado, pois nem o conhecia, acabou deixando por não ter mais a quem recorrer, mas avisou: "O senhor está com esta roupa nova e limpa, cuidado para não se sujar muito!"

   O estranho se dirigiu ao capô, pegou uma pecinha bem pequena e colocou-a num determinado lugar, ligou um pequeno fio e disse ao dono do carro: "Pronto senhor, pode dar a partida agora"

   Nem precisa dizer que o homem olhou assustado e desconfiado, pois nem mesmo a pontinha da unha do outro estava suja de graxa, mas novamente pela falta de alternativa, entrou no carro, deu a partida e... vruummmm, pegou mesmo. 

Desceu do carro e disse: "Muito obrigado senhor... senhor... qual é mesmo seu nome?" "Ah! que distraído que sou. Desculpe-me não ter me apresentado antes, meu nome é Henry Ford. Fui eu quem construiu estes carros e creio que posso dizer que sei como ninguém como eles funcionam!!!"


   Assim como não é difícil acreditar que o carro tem um criador, também não deveria ser difícil para o ser humano crer que ele tem um Criador. Muito mais que isso: Ele sabe como funcionamos, sabe o que precisamos, quando e onde estamos com defeito. Então porque será que quando algo não vai bem corremos atrás de todo mundo menos de quem nos criou?

   Muitas vezes perdemos as bênçãos almejadas e continuamos parados porque tentamos resolver, por nós mesmos, todos os problemas de nossas vidas. 

   Sempre achamos que não precisamos de ninguém e que somos capazes de fazer qualquer coisa e que ninguém tem nada com isso.  Mas será isso verdade? Podemos resolver todas as coisas? 

   Muitas vezes nos esforçamos, tentamos de tudo, mas o fracasso permanece. 

   Giramos a manivela da felicidade mas o motor espiritual não pega. Modificamos nossas atitudes aqui e ali, e nada acontece. Buscamos vários lugares onde nos afirmam haver uma boa graxa espiritual, mas, logo constatamos que era tudo ilusão. Percebemos, depois de muitas lutas, que tudo foi em vão. As nossas vidas continuam "enguiçadas".

   Quem poderia consertar, e para sempre, o que está errado? Apenas Aquele que criou e projetou, para todos, uma vida abundante e eterna. Somente Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, que nos conhece plenamente, pode transformar nossas vidas e fazê-las andar perfeitamente. Se a sua vida está "enguiçada" pelo pecado, deixe que o Senhor a conserte.

   Além de tudo o Criador deixou de presente para o homem seu "manual do fabricante" que é a Bíblia Sagrada que contém tudo o que precisamos saber para uma vida mais amena, e a indicação para nossa Salvação.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Não converse com serpentes


  Lendo a bíblia em Gênesis capítulo 3 deparamos com um diálogo no minimo inusitado, uma mulher e uma serpente conversando, no maior “papo cabeça". 

   Eva, a mulher que o criador fez para Adão, estava no seu passeio diário pelo paraíso e resolveu conversar com uma serpente que estava por lá e ainda deu ouvidos as astutas argumentações da maldita. Veja o diálogo abaixo:


   “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gênesis 3.1-5)



O resultado desse papo todos nós já sabemos não é mesmo!!!


    Muitos dos cristãos estão conversando e dando ouvidos a “Serpente” e muitas vezes nem percebem isso. Tem gente que pára pra ouvir conselhos, pede opiniões e se deixa influenciar por um monte de palavras vindo de pessoas usadas por satanás que só querem te afundar e te destruir. Quantos cristãos estão trocando a voz de Deus pela voz da serpente!


   Em 2ª Coríntios 11v3 Paulo alertou: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo". Não é o que está acontecendo? Quantos estão deixando as palavras de Cristo para fazer o que bem entende. 

   Muitos não estão dispostos a produzir um caráter de Cristo para cada dia se parecer mais com Jesus. Acham sempre que a proposta da serpente é mais interessante e acaba indo experimentar para ver se é verdade mesmo. Creio que todo mundo sabe o prejuízo que Adão e Eva teve por causa deste diálogo...


   Logo no começo da Bíblia encontramos a serpente sendo tomada por Satanás e amaldiçoada por Deus. A senhora Eva dialogou, escutou, caiu na lábia da astuta serpente e arrastou o marido para mesma armadilha. “a mulher sábia edifica, mas a tola destrói...”(esse é assunto para outro estudo) "Então o Senhor Deus disse à serpente: Portanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera; e mais do que os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade, entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3.14-15


   Amados, não deis ouvidos a serpente, pois seus conselhos te levarão a caminhos de morte. Não se engane: O objetivo da serpente é te afastar da voz de Deus. 

   Sempre ouvi a frase “O mundo não tem nada a oferecer...” mentira! O mundo te oferece aparentemente sempre o melhor, mas a consequência é perder a tua alma. 

   A serpente te oferecerá lucros, ganhos, relacionamentos dos “sonhos”, status, etc. “Você acha que Eva trocaria o Éden por uma fruta? Não! Ela acreditou que poderia ser como Deus.” Veja a conversa da serpente para cima da Senhora Eva: “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3.5. A proposta não era interessante? a serpente é astuta...


   Sempre tem alguém querendo ser igual a Deus. Iniciou-se esse desejo com Lúcifer e por aí foi se espalhando a síndrome de Lúcifer. Tem pastor, lideres, chefes, médicos, cientistas, etc. todos com a mesma síndrome. 

   O preço que Eva pagou foi muito caro. Ela perdeu a comunhão com Deus. Não perca sua comunhão com o Senhor! Fique atento ao tipo de conversa que você dá ouvidos: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” I Pedro 5.8.

   Não converse com Serpente, pois você já tem a bíblia que é a palavra de Deus. Saiba que se você for dar ouvido a conversas que vão contra a vontade de Deus, a consequência virá sobre sua vida. Que Deus te abençoe e te guarde da SERPENTE!

*Texto original de Cida Augusto, fizemos apenas uma adaptação.

terça-feira, 13 de março de 2012

A bênção era minha mas eu perdi

    Achou estranho o título? Talvez você nunca ouviu ninguém falando sobre este tema usando argumentos bíblicos. 

    Então vou me atrever a falar um pouco sobre este tema tão presente em nosso meio e tão pouco falado nas igrejas, mostrando que nem sempre quando Deus nos promete alguma coisa ele cumpre em nós... e a culpa da perda é sempre nossa.

Como eu posso ter perdido essa bênção que era minha por direito?

    Será que, mesmo tendo promessas de ser abençoado por Deus eu posso perder minha bênção? Já ouvi falar tanto que se Deus prometer ele tem que cumprir e que Deus tem que nos dar o que é nosso por direito etc. 

    Vou mostrar os erros que levaram algumas pessoas a perderem as bênçãos prometidas por Deus.

    Quem conhece o livro de gênesis sabe que Deus havia prometido abençoar os primogênitos e que a bênção era deles por direito, mas eu fiquei intrigado ao ver que todos perderam esta bênção e a promessa foi passada a outros. Vou citar 3 exemplos: Ismael, Esaú e Rubens

   ISMAEL => Foi o primeiro filho de abraão, mas ele não era o filho da promessa. Ele nasceu 14 anos antes de Isaque, mas mesmo sendo o primogênito, ele perdeu a sua bênção de primogenitura (Que seria dele por direito) porque abraão quis antecipar o tempo de Deus e a bênção de Ismael passou para Isaque."Quando Deus tem promessas ele tem o tempo certo para cumprir, e se você quiser antecipar o tempo dele você vai perder sua bênção!"

    ESAÚ => Foi o primeiro filho de Isaque, portanto a bênção era dele por direito, porém ele perdeu a bênção porque ele foi infiel aos olhos de Deus e trocou seu direito por um prato de comida, assim a benção do Esaú passou para Jacó. "se você não der valor a sua promessa e preferir se alimentar do presente saiba que no futuro você não terá mais direito ao que era seu, e mesmo chorando você não poderá voltar atrás em sua escolha" 

   RUBENS => foi o primeiro filho de Jacó e teoricamente seria o herdeiro das bênçãos, porem ele perdeu sua bênção quando manteve relação sexual com Bila, uma concubina (esposa) de seu pai e por profanação perdeu esta bênção que acabou sendo repassada para José. "Uma única ação abominável que a pessoa fizer pode significar uma grande perda no futuro"

    E, por último, quero  falar sobre um outro exemplo que foi o de Judas Iscariotes que teve nas mãos uma grande bênção de ser um dos 12 apóstolos e ter um grande ministério, porém preferiu trair Jesus e trocar este privilégio por 30 moedas. Este privilégio foi repassado para Paulo (embora o escolhido dos apóstolos fosse Matias). "Valorize o ministério que Deus te deu, não troque este privilégio de estar diante do Senhor pelas coisas passageiras deste mundo. Deus precisa de você, mas você não é insubstituível!"

   O que desejo alertar, é para que você tome cuidado e não fique brincando com Deus. Deus vê suas ações e se você vacilar, aquilo que era para ser para você será dado a outro. Depois não adianta você ficar chorando a oportunidade perdida. 

   Já parou para pensar quantas bênçãos você teria recebido se tivesse sido sempre obediente e fiel a Deus? Já parou para pensar que tem muitas bênçãos que poderiam estar nas suas mas estão nas mãos de outras pessoas? E tudo isso aconteceu porque você não deu valor e não correu atrás.

    Espere o tempo certo para Deus cumprir na sua vida todas as promessas que ele te fez! Não tente antecipar o tempo dela chegar e nem troque ela por coisas passageiras. Cuidado com suas ações e não troque seu ministério por nada. Valorize tudo o que Deus te concedeu e não duvide de suas promessas, pois só assim você não irá se lamentar depois dizendo "Essa bênção seria minha mais EU perdi."                                     
                                                                  

segunda-feira, 12 de março de 2012

15 provérbios para meditar...

   Os Provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a viver de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. 


   Abaixo uma pequena amostra de alguns provérbios que gostaria de compartilhar com vocês. Leiam e meditem!



1º - Há três coisas que jamais voltam: A flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida. Muitas oportunidades só ocorrem uma vez na vida!

2º - Todos os dias arrumamos os cabelos; Porque não o coração? 

3º - Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; Se não houver flores, valeu a sombra das folhas; Se não houver folhas, valeu a intenção da semente. 

4º - Cuidado com aquele que tem a língua doce e uma espada na cintura. Um inimigo declarado é perigoso, mas um falso amigo é pior. 

5º - A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro, porque Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos. 

6º - Tolo é aquele que naufragou duas vezes seus navios e continua culpando o mar! 

7º - O único homem que eu conheço que se comporta sensatamente é o meu alfaiate; Ele toma minhas medidas novamente a cada vez que ele me vê. O resto continua com suas velhas medidas e espera que eu me encaixe nelas." 

8º - Confia no Deus eterno de todo o seu coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre-se de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 

9º - Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado e Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa. 

10º - Eu acho fascinante que a maioria das pessoas planeje suas férias com mais cuidado do que planeje suas vidas. Talvez porque fugir é mais fácil que mudar. 

11º - Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitoria ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. 

12º - A gente tropeça sempre nas pedras pequenas porque as grandes a gente logo enxerga; O inimigo procura nos derrubar sempre nos pequenos detalhes! 

13º Não tenha medo de crescer lentamente; Tenha medo apenas de ficar parado, pois todas as flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje. 

14º - Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar e você o estará alimentando pelo resto da vida. 

15º - Uma panela de leite é arruinada por uma gota de veneno! Então tome cuidado para não arruinar sua vida com uma pequena ação que parecia ser tão insignificante.

terça-feira, 6 de março de 2012

Esqueceram dos espinhos...

 Estamos vivendo em uma época em que os pregadores querem agradar sua plateia: Pregam o que o povo quer ouvir e não aquilo que eles realmente necessitam de ouvir.

   Suas mensagens são sempre de auto-ajuda falando de prosperidade e felicidade que só se encontra em Jesus e isso tem deixado muitos templos cheios... mas a problema é que mesmo eles falando uma parte da verdade, estão esquecendo de um pequeno detalhe: Os espinhos...

  
   Estou lembrando aqui de uma música antiga porém muito atual que eu ouvia ainda criança, era uma canção de Marcos Antônio intitulada "Pregadores de Rosas" que logo no começo dizia assim "Tu que pregaste as rosas e não mostraste os espinhos, quando vieram as provas, o cristão deixa o caminho... Quem sai em busca de flores onde não tem, acaba encontrando as dores e os espinhos também". Aí eu te pergunto: Quantas pessoas saíram em busca de flores e acabaram sendo surpreendidas pelos espinhos e não souberam lidar com a situação? São muitas não é mesmo?

   Hoje, o que mais vemos por aí são pessoas feridas! Feridas estas que foram causadas pelos espinhos que toda rosa possui, mas muitas vezes as pessoas não sabiam que eles existem. 

   Tem muito pregador de rosas dizendo que a vida com Jesus e só vitória e se esquece de falar que o próprio Jesus nos havia alertado que "No mundo tereis aflições..." Por isso não se assuste com os espinhos que a vida apresenta. Muitas vezes este espinho se encontra em nós mesmos ou em pessoas que amamos, mas temos que aprender que um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.

   Se você escolheu caminhar pelo caminho estreito, saiba que passará por diversas dificuldades. Saiba que muitas dores virão, mas você tem que estar firme em Deus para suportar os dias maus e assim resistir aos espinhos. E para os pregadores da palavra fica o alerta: "pregue que Deus é amor, Deus é amor, mas é justiça também..."

sexta-feira, 2 de março de 2012

Nossas vidas são como pérolas

Este texto é para você que está passando por uma fase difícil na sua vida e que se sente ferido ou incomodado por algo que te aconteceu. 


Sabia que nossas vidas são como pérolas? vejam:


   A pérola é o resultado da entrada de uma substância estranha ou um grão de areia no interior da concha que contém a ostra. 

   A parte interna da concha é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia nela penetra, as células do nácar entram em ação e recobrem o grão com várias camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.

   Como resultado, uma linda pérola vai se formando no seu interior. (Uma ostra que nunca foi ferida não produzirá pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.)

   Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas? já foi magoado por alguém que você amava? Então produza uma pérola! 

   Cubra suas mágoas e as rejeições sofridas com camadas e camadas de perdão e amor. Saiba que são estas pequenas feridas que o tempo causa na sua vida que te ajudam a agregar valor mais tarde. Aprenda com as ostras que das tristezas e angústias geram uma pérola de grande valor!

   Infelizmente, são poucas as pessoas que aprendem a não cultivar ressentimentos e por isso deixam as feridas abertas, alimentando-as com sentimentos inferiores e não permitindo que cicatrizem. Por isso que existem tantas ostras vazias!