segunda-feira, 26 de março de 2012

Os 7 Conselhos do Rei para um Líder

   Já parou para pensar quais são as principais qualidades e requisitos para ser um grande líder?Como um líder pode obter êxito na sua vida? Qual perfil e quais fatores que não podem faltar num líder? Este texto é extenso mas vale a pena ler...


   O rei Davi, na sua velhice antes de falecer, deu alguns conselhos para Salomão que era seu filho e também seria seu sucessor. 
    Salomão é considerado o homem mais rico e sábio de todos os tempos e creio que os conselhos de seu pai Davi influenciaram e ajudaram muito nas decisões que ele tomou na sua vida. Mas que conselhos foram estes?

    Davi foi um dos reis mais bem sucedidos da história. Sua trajetória de vida foi fascinante e ao mesmo tempo impressionante. Enquanto era rei, Davi venceu guerras, conquistou novas terras, fez um reinado de Justiça e conseguiu trazer seu povo para perto de Deus, além disso, arrancou do meio de sua gente a idolatria e diminuiu as desigualdades sociais. 


   Davi também foi o iniciador e principal financiador de uma das maiores e mais famosas construções da história da humanidade: O Templo de Salomão. Foi Davi que planejou a obra e deixou no caixa o material e o recurso necessário para seu filho construir.

  A Missão de Salomão era conservar as 12 tribos de Israel unidas, prosperas e devotas ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, os três patriarcas da Historia do povo hebreu. Estava em seus ombros a responsabilidade de governar uma das maiores nações do mundo antigo, fazer o reinado crescer e governar com justiça e equilíbrio. 
   Era seu dever, além de varias atribuições como rei, conservar as instituições de seu reino e construir uma das obras que Inspirou a muitas outras do mesmo porte e semelhantes: A Construção do Grande Templo, mais conhecido como templo de Salomão avaliado em mais de US$ 100 bilhões, devido a enorme quantidade de ouro maciço (100 mil talentos de ouro), prata, ferro entre artefatos de construção utilizado. 

Agora Vejam os 7 conselhos que o Rei deu para ele:

1º - SEJA HUMILDE

 1ª Reis 2:1-2 "Ora, aproximando-se o dia da morte de Davi, deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra..."


  
   O Rei não é melhor e nem pior que ninguém. É um ser humano como outro qualquer caminhando pela terra. Vai precisar comer, beber, vestir, dormir, cuidar da saúde e aprender como qualquer pessoa. 
   
   O Líder não é sobre-humano e muito menos imortal. Ele passa por momentos de ânimo e desânimo, tristeza e alegria; passa por altos e baixos e está sujeito ao amor e ao ódio, a vida e a morte. Ele está sujeito a erros e acertos e coisas semelhantes. Diante de todas essas limitações o Rei (líder) tem que ser Humilde.

  Ao aprender essa lição, o rei Salomão escreveu em Provérbios 16:18: "A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda."




2º - ... SEJA FORTE ... (Coragem)

I Reis 2:2 "Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem."

   No livro de apocalipse: 21:8 "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte." Ser forte e corajoso é o mesmo que ser ousado e não ser atrevido ou intrometido. Estamos sujeitos a tropeçar e cair, mas para levantarmos temos de ser fortes e corajosos.


   O Fraco não é capaz liderar nem a ele mesmo e muito menos de governar os outros. O fraco é covarde, medroso, dominado pelo desanimo e pela falta de fé em Deus e desprovido da certeza de dias melhores.

   A expressão "Não Temas" se encontra 366 vezes em toda a Bíblia Sagrada a fim de que ninguém fique fraco ou deixe o desânimo prevalecer. 
   Para Liderar é preciso ser forte porque governar é para os fortes e não para os fracos. São muitos os desafios e decisões difíceis que necessitam ser tomadas, o que exige muita coragem e firmeza para tomar o rumo certo. 
   Não se trata de impor suas vontades, mas sim coragem e força para fazer a coisa certa com o objetivo de trazer o bem de todos. Coragem para assumir o s erros e fazer a coisa Certa. 
   O Fraco não tem coragem de exercer a justiça por que teme os maus. O Forte, por sua vez, pratica e Justiça sem temer os injustos. (Não se pode confundir coragem com valentia)


3º- PORTA-TE COMO HOMEM


I Reis 2:2 "Eu vou pelo caminho de toda a terra; sê forte, pois, e porta-te como homem."


   É necessário honrar os tratos, a palavra e o compromisso firmados. O Rei não pode ser confundido com uma rainha, nem com uma criança. Precisa realizar as promessas e cuidar de cumprir o que falou.


   Salmos 15 nos diz: "Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado."

4° - Guardar, Andar e Observar as Ordenanças de Deus


1ª Reis 2:3 "Guarda as ordenanças do Senhor teu Deus, andando nos seus caminhos, e observando os seus estatutos, os seus mandamentos, os seus preceitos e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores..."



   Guardar = Depositar dentro de si, no coração, na força, na mente e na alma.
   Andar = Praticar e vivenciar ações de acordo com as ordenanças de Deus.
 Observar = Examinar e meditar e sempre buscar aprender e também conhece-la no seu mais profundo e amplo significado.

   Salmos 1 nos ensina: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará."

1ª Reis 2:4 "E para que o Senhor confirme a palavra que falou acerca de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel."

Vantagens: "Reino Confirmado", "Reino Próspero" e "Reino de Justiça." Talvez você pergunte: Porque esse conselho está em 4º lugar e não em primeiro? Reflita:


I) Em primeiro lugar vem a Humildade: O Soberbo consegue guardar a Palavra de Deus? Para Meditar nela e colocá-la como bussola na vida é necessário ser Humilde. Os soberbos acham que não precisam das ordenanças de Deus.


II) Em segundo é necessário Ser Forte: Os fracos ou covardes não conseguem guardar, andar e observar as Ordenanças do SENHOR. Somente os fortes e corajosos examinam a Palavra de Deus com determinação a fim de aprender e pratica-la. Os Fracos nem querem saber para não se comprometer.


III) Terceiro: Porta-te como Homem: A Palavra "Homem" indica compromisso assumido e cumprido (aliança). Temos um Deus de pacto e de alianças com seus servos e Ele não tem compromisso com quem não tem compromisso com Ele.


5º - SEJA JUSTO

   1ª Reis 2:5 "Tu sabes também o que me fez Joabe, filho de Zeruia, a saber, o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais ele matou, e em tempo de paz derramou o sangue de guerra, manchando com ele o cinto que tinha nos lombos, e os sapatos que trazia nos pés. Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz."


   É necessário ter atos de Justiça como: Ajudar os desfavorecidos, defender os fracos e oprimidos quando estes estiverem com a razão e punir os culpados e inocentar o inocente. Também é importante praticar atos de Justiça, como a honestidade e ajudar o próximo, principalmente os mais necessitados sem exigir nada em troca. O Justo caminha por caminhos retos e não em caminhos tortuosos da vida; Ele não se corrompe e nem corrompe.


   Salomão aprendeu essa lição e anos mais tarde ele escreveu em Eclesiastes 7:7 "Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração."


Malaquias 3:18  complementa "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve."


6º - TENHA GRATIDÃO

   1ª Reis 2:7 "Mas para com os filhos de Barzilai, o gileadita, usa de benevolência, e estejam eles entre os que comem à tua mesa; porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão."



   O Líder (Rei) tem que ser grato a Deus por suas inúmeras benevolências e grato a seu povo por lhe apoiar. Deve ser grato a quem lhe presta serviços e favores. A ingratidão é deselegante e cruel e não cabe no perfil de um líder. 

   Colossenses 3 v15-17 nos diz: "E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


7º - USE A SABEDORIA


   1ª Reis 2:9 "Agora, porém, não o tenhas por inocente; pois és homem sábio, e bem saberás o que lhe hás de fazer..."


   O Líder tem que ser sábio e não um tolo. Não pode ser ignorante de suas reais necessidades e das necessidades de seus liderados ou de seu povo. Um líder nunca pode ser sábio diante de seu próprios olhos nem fazer tolices, muito menos agir com imprudência trazendo terríveis conseqüências a todos que estão em seu redor. 

   Salomão aprendeu a lição! Veja o que ele escreveu depois:

Provérbios 1:7 "O Temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução."

Provérbios 14:16 "O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro."

Provérbios 18:15 "O coração do entendido adquire conhecimento; e o ouvido dos sábios busca conhecimento"

Provérbios 20:1 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio."

Eclesiastes 7:19 "A sabedoria fortalece ao sábio mais do que dez governadores que haja na cidade."

Li e adaptei este texto do meu xará: Pastor Jéferson Fabiano

5 comentários:

  1. graça e paz!

    Admito que fiquei muito feliz em ver uma mensagem doada por Deus, reproduzida aqui,
    o que me surpreendeu ainda mais em mim, foi vc atribuir a mensagem ao autor.

    num enormidade e complexo laços e rede da internet é raro encontrar pessoas como vc que não faz uso de plágio.

    Abraços respeitosos e admirações.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz irmão,
    Obrigado pelo comentário e por sua participação.

    Em minhas postagens sempre procuro dar os créditos ou a fonte de inspiração. Creio que não devemos de modo nenhum tomar posse de uma benção que foi concedida por Deus a outra pessoa. Gostei muito do seu texto e compartilhei aqui para edificar vidas.

    Se porventura, o irmão desejar compartilhar algum de nossos textos em seu blog, fique em liberdade para publicar quando quiser. E que Deus nos inspire sempre!

    ResponderExcluir
  3. Edificante texto agradeço aos irmãos um pela inpiração e reprodução e o outro por repassar aqui no seu blog, sabendo que iria edificar. muitas vidas. Tudo o que vem de Deus nos edifica, temos que procurar entendimento acerca das escrituras para que essas nos torne homens e mulheres sábio e no caminho que agrade a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela participação Marcela! Que possamos colocar em prática todos esses conselhos.

    ResponderExcluir
  5. O Rei Davi, conhecido por ser um líder sábio e bem-sucedido, deixou um legado de conselhos valiosos para aqueles que buscam eficiência na liderança. Seus princípios transcenderam gerações e ainda hoje são relevantes para guiar líderes em suas jornadas. Aqui estão os "7 Conselhos do Rei Davi para um Líder Eficiente":

    1. **Integridade Inabalável**: Davi enfatizou a importância da integridade. Ele aprendeu com suas próprias falhas e, ao enfrentar suas fraquezas, compreendeu que uma liderança eficiente começa com uma base sólida de caráter. Um líder deve ser honesto e coerente, agindo com ética e mantendo a confiança de sua equipe.

    2. **Coragem diante dos Desafios**: A história de Davi e Golias é um exemplo clássico de coragem em face de adversidades aparentemente insuperáveis. Ele demonstrou que a confiança em si mesmo, aliada à confiança em algo maior do que ele próprio, pode capacitar um líder a enfrentar desafios com determinação. Líderes eficientes não recuam diante das dificuldades, mas as encaram de frente.

    3. **Habilidade de Tomar Decisões**: Davi enfrentou muitas decisões difíceis como rei, algumas das quais tiveram consequências significativas. Seu conselho é para que líderes sejam prudentes, buscando conselhos e avaliando cuidadosamente as opções antes de tomar uma decisão. Ao mesmo tempo, Davi compreendeu a importância de agir com agilidade, evitando a paralisia da análise.

    4. **Habilidade de Adaptar-se às Mudanças**: A trajetória de Davi teve altos e baixos, desde ser um simples pastor até tornar-se rei. Sua capacidade de se adaptar às mudanças e aprender com as circunstâncias é um ensinamento crucial. Um líder eficiente deve ser flexível e aberto a ajustar sua abordagem conforme o contexto muda.

    5. **Cuidado com a Equipe**: Davi valorizava seus guerreiros e líderes leais. Ele compreendia que uma equipe forte é essencial para alcançar metas ambiciosas. Líderes eficientes devem nutrir relacionamentos sólidos, oferecendo apoio, reconhecimento e oportunidades de crescimento para seus colaboradores.

    6. **Humildade e Arrependimento**: Mesmo sendo um grande rei, Davi admitiu seus erros e demonstrou humildade ao reconhecê-los. Seu arrependimento após suas falhas mostrou que líderes não são imunes a equívocos. Admitir erros e buscar melhorias são atitudes essenciais para um líder eficiente.

    7. **Visão a Longo Prazo**: Davi tinha uma visão de longo prazo para seu reinado e para seu povo. Ele planejava não apenas para o presente, mas também para o futuro. Líderes eficientes devem ter uma visão clara e estratégica, trabalhando não apenas para resultados imediatos, mas também para o crescimento sustentável e a prosperidade a longo prazo.

    Em suma, os conselhos do Rei Davi oferecem insights profundos sobre as qualidades e a mentalidade necessárias para uma liderança eficiente. Seu legado perdura como um guia atemporal para líderes em todos os campos, inspirando-os a cultivar integridade, coragem, decisões sábias, adaptabilidade, empatia, humildade e visão estratégica.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz! comente e deixe sua opinião.