terça-feira, 13 de março de 2012

A bênção era minha mas eu perdi

    Achou estranho o título? Talvez você nunca ouviu ninguém falando sobre este tema usando argumentos bíblicos. 

    Então vou me atrever a falar um pouco sobre este tema tão presente em nosso meio e tão pouco falado nas igrejas, mostrando que nem sempre quando Deus nos promete alguma coisa ele cumpre em nós... e a culpa da perda é sempre nossa.

Como eu posso ter perdido essa bênção que era minha por direito?

    Será que, mesmo tendo promessas de ser abençoado por Deus eu posso perder minha bênção? Já ouvi falar tanto que se Deus prometer ele tem que cumprir e que Deus tem que nos dar o que é nosso por direito etc. 

    Vou mostrar os erros que levaram algumas pessoas a perderem as bênçãos prometidas por Deus.

    Quem conhece o livro de gênesis sabe que Deus havia prometido abençoar os primogênitos e que a bênção era deles por direito, mas eu fiquei intrigado ao ver que todos perderam esta bênção e a promessa foi passada a outros. Vou citar 3 exemplos: Ismael, Esaú e Rubens

   ISMAEL => Foi o primeiro filho de abraão, mas ele não era o filho da promessa. Ele nasceu 14 anos antes de Isaque, mas mesmo sendo o primogênito, ele perdeu a sua bênção de primogenitura (Que seria dele por direito) porque abraão quis antecipar o tempo de Deus e a bênção de Ismael passou para Isaque."Quando Deus tem promessas ele tem o tempo certo para cumprir, e se você quiser antecipar o tempo dele você vai perder sua bênção!"

    ESAÚ => Foi o primeiro filho de Isaque, portanto a bênção era dele por direito, porém ele perdeu a bênção porque ele foi infiel aos olhos de Deus e trocou seu direito por um prato de comida, assim a benção do Esaú passou para Jacó. "se você não der valor a sua promessa e preferir se alimentar do presente saiba que no futuro você não terá mais direito ao que era seu, e mesmo chorando você não poderá voltar atrás em sua escolha" 

   RUBENS => foi o primeiro filho de Jacó e teoricamente seria o herdeiro das bênçãos, porem ele perdeu sua bênção quando manteve relação sexual com Bila, uma concubina (esposa) de seu pai e por profanação perdeu esta bênção que acabou sendo repassada para José. "Uma única ação abominável que a pessoa fizer pode significar uma grande perda no futuro"

    E, por último, quero  falar sobre um outro exemplo que foi o de Judas Iscariotes que teve nas mãos uma grande bênção de ser um dos 12 apóstolos e ter um grande ministério, porém preferiu trair Jesus e trocar este privilégio por 30 moedas. Este privilégio foi repassado para Paulo (embora o escolhido dos apóstolos fosse Matias). "Valorize o ministério que Deus te deu, não troque este privilégio de estar diante do Senhor pelas coisas passageiras deste mundo. Deus precisa de você, mas você não é insubstituível!"

   O que desejo alertar, é para que você tome cuidado e não fique brincando com Deus. Deus vê suas ações e se você vacilar, aquilo que era para ser para você será dado a outro. Depois não adianta você ficar chorando a oportunidade perdida. 

   Já parou para pensar quantas bênçãos você teria recebido se tivesse sido sempre obediente e fiel a Deus? Já parou para pensar que tem muitas bênçãos que poderiam estar nas suas mas estão nas mãos de outras pessoas? E tudo isso aconteceu porque você não deu valor e não correu atrás.

    Espere o tempo certo para Deus cumprir na sua vida todas as promessas que ele te fez! Não tente antecipar o tempo dela chegar e nem troque ela por coisas passageiras. Cuidado com suas ações e não troque seu ministério por nada. Valorize tudo o que Deus te concedeu e não duvide de suas promessas, pois só assim você não irá se lamentar depois dizendo "Essa bênção seria minha mais EU perdi."                                     
                                                                  

16 comentários:

  1. Bom dia,Deus abençoe sua vida Jeferson Souza....

    ResponderExcluir
  2. Para quem não entendeu o nome do blog leia essa postagem e saiba o motivo: http://jefsouzajr.blogspot.com.br/2012/06/por-que-o-blog-se-chama-proverbios-32.html

    ResponderExcluir
  3. A Paz do senhor, Jeferson!
    Entendi o Provérbios 32. Vai em frente e seja fiel o nosso Grande Deus. Não deixe de postar. O que muitos não sabem é que a maioria dos provérbios que Salomão escreveu, eram provérbios que já existiam no Egito e outros países vizinhos. Ele os usou por expressarem a verdade na época. E nós os usamos para expressar as verdades de hoje. Deus o inspirou para escrever o que já existia nos ensinamentos - Glórias a Deus, e obrigado ao Salomão! Senão nós não teria mos essas palavras de sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz irmão Cristóvão e Obrigado pela sua participação! Farei o possível para continuar compartilhando mensagens que edificam nossa alma. Deus tem me dado alguns textos e o que me falta no momento é tempo para editar o conteúdo. Mas em breve estarei com novas postagens. Que possamos ser como salomão que valorizou sua sabedoria e possamos valorizar as bençãos que Deus nos deu.

    ResponderExcluir
  5. Não concordo, Abrãao se precipitou mais ele teve sua promessa e um presente de Deus por se arrepender . Ganhou seu filho depois de anos e foi avisado que teria um neto .
    A vontade de Deus prevalece, a pessoa perde quando ela não quer se manter na promessa . vai se distânciando mais ainda da promessa . Deus tira para curar, e afasta para ensinar .

    ResponderExcluir
  6. E as vezes a promessa que era sua, não está com vc por consequência da outra pessoa .

    ResponderExcluir
  7. Gostei do modo como esplanou. Mas faria uma pergunta. Tinha um namorado ao qual queria e muito casar, so que ardeu eu meu coração o batismo e ficar correta perante o Senhor so que depois do batismo ele me deixou. Ai eu pergunto fiz a atitude errada?

    ResponderExcluir
  8. Linda msg. O que é da gente é da gente é pronto. Nada é por acaso. Não perdemos a bencao por causa de ninguém a não ser de nossas atitudes. Deus não é homem para mentir nem filho só homem para se arrepender. A palavra dele é sim ou não.Ismael não era pra ficar com a bencao de ser o primeiro pq ele não tinha essa promessa sobre ele. Ele foi fruto de uma atitude humana de adultério. Embora a culpa não foi dele mas a promessa não era pra ele. Mas nem por isso Deus o regeitou, as atitudes que tomamos que atrasa nossas bênçãos até mesmo perdemos ela pela falta de compromisso com aquilo que Deus nos deu.

    ResponderExcluir
  9. Não entendo as promessas e os mistérios do Senhor me sinto perdida e abandonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao se sinta
      assim

      Excluir
    2. Deus é bom busque o e o acharás
      As vezes o nosso pecado nos distância de deus mais ele é justo sempre será
      Eu mesmo estou em uma enrascada
      M

      Excluir
    3. Deus tem propósito na vida de todos ele não morreu só para alguns ele morreu por todos não se sinta abandonada busque
      Bata na porta e ele abrira

      Excluir
    4. Sabe muita gente não acredita em deus e não sabem o q estão perdendo a sua graça e presença são maravilhosas
      Ei moça deus é justo

      Excluir
    5. Qualquer coisa me responde depois tá até fique com Deus

      Excluir
  10. Muito bom 👏👏tambem compreendo assim quando leio a bíblia, mas na congregação em que eu estou, dizem que não São perdidas,mas sim retidas.🤔

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz! comente e deixe sua opinião.