sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Consciência Pesada

   Tem dias que a gente fica se odiando não é mesmo? Quando a gente faz uma coisa que não era pra ter feito e a consciência começa a pesar a gente fica mal. O peso da culpa é muito grande e a gente fica desejando voltar atrás e fazer as coisas de forma diferente, mas infelizmente isso não é possível. O que fazer então?


   Certa vez eu li que "em vez de passar a vida se chicoteando, devemos substituir a culpa, esse sentimento tão doloroso e destrutivo, por uma palavra: Compreensão! mas não é tão fácil assim. A gente pode até compreender o erro dos outros porém é mais difícil quando o erro está em nós, pois a consciência é a primeira juíza de nossos atos. 

  Então vou citar 2 exemplos bíblicos para você ver a atitude de pessoas que passaram por isso. Leiam!

1º exemplo: Imagine o rei Davi "o homem segundo o coração de Deus!", Sim, aquele que era um exemplo de pessoa reta e temente a Deus, mas que em um momento de fraqueza acaba adulterando com bate-seba, manda matar o esposo dela e acaba gerando um grande escândalo em israel. já imaginou a vergonha e o peso da consciência daquele homem para com Deus? Como você acha que ele se apresentou ao povo depois?  

  A bíblia nos diz que ele se arrependeu, chorou muito, aceitou a correção de Deus e recebeu uma nova oportunidade; Deus foi tão misericordioso com ele (Pela lei o adultério era punido com a morte), que permitiu que ele se casasse com ela e dessa união nasceu Salomão, o rei mais sábio e mais abençoado da história de Israel. Mesmo com esta mancha em sua vida, Davi deu a volta por cima e devido a sua atitude de pedir perdão e aceitar a correção do Senhor ele terminou bem o seu reinado e se tornou um exemplo para nós.

   2º exemplo: O apóstolo PEDRO! Pense como ficou a consciência dele após ter negado o senhor Jesus 3 vezes e ouvir o galo cantar igual o próprio Jesus tinha avisado. Muitas vezes ficamos mal assim, pois percebemos que negamos ao senhor com nossas palavras ou ações e a vontade é de desistir da caminhada ou se esconder, como se isso fosse ajudar em alguma coisa. Judas, por exemplo, preferiu o suicídio por não suportar o peso da culpa, mas Pedro agiu diferente: se humilhou... e da mesma forma que havia negado 3 vezes, por 3 vezes ele disse que amava o mestre. Por essa atitude, ele recebeu a oportunidade de apascentar o rebanho do Senhor.

  O que eu quero te dizer com esta postagem é que todos cometemos erros as vezes. O que vai determinar as consequências destes erros somos nós mesmos; afinal, tudo depende da atitude que tomamos após o sentimento da culpa invadir nosso ser. 

  Nessas horas o inimigo vai ficar te acusando e algumas pessoas podem te abandonar ou falar mal de ti, porém os verdadeiros amigos estarão lá para te apoiar, mas Deus estará sempre disposto a te perdoar e te dar uma nova oportunidade. 

  Levante a cabeça e aprenda com seus erros. Não fique se lamentando, pois Deus não sente alegria com o sofrimento de ninguém. Aceite as consequências de seus atos e espere a mão de Deus estabelecer a nova direção, pois sempre é possível reconstruir, desde que seu coração queira esta chance de recomeçar.


                                                                              

10 comentários:

  1. Nossa muito motivador a seguir em frente depois de um erro ... Deus não preocupa com o que fizemos e sim com o que podemos fazer !!!!

    ResponderExcluir
  2. Jeferson , estou lhe enviando uma mensagem pois a minha consciência está me matando
    desejei mal a um parente na hora de uma discursão pois ele me ameaçou. Ele era envolvido em coisas erradas e foi assassinado, quando ele estava muito mal fui ao hospital e lhe pedi perdão, mas ele estava sedado em coma não sei se ele me perdoou por favor me ajude. Não consigo comer dormir estou muito doente de culpa

    ResponderExcluir
  3. Amado(a) Obrigado pelo seu comentário!

    Para aliviar sua consciência, primeiramente você tem de estar com a consciência limpa com Deus. No calor de uma discussão podemos vacilar em nossas palavras mesmo, mas a partir do momento em que você se arrepende a toma a iniciativa de pedir perdão, Deus que conhece todas as coisas está te contemplando. Mesmo que seu parente não tenha te ouvido, saiba que Deus te ouviu! Se você se arrependeu Deus te perdoou. Seu parente não está mais aqui e você teve essa atitude enquanto ele ainda estava vivo, agora não adianta em nada você se maltratar por isso. Como eu disse no texto, o que sobra desse episódio é a lição e agora basta você seguir em frente e amar sempre ao próximo e a Deus sobre todas as coisas e dessa forma sua consciência estará em paz.

    "Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem se atemorize" João 14 v 27

    ResponderExcluir
  4. Quando tua consciência te acusar, pense que estamos conectados a um Deus que nos direciona, e as vezes titubiamos na contramão,que nossa condição humana não nos permite ser perfeitos, ainda que lutemos constantemente para alcançarmos a perfeição. Tentar se livrar de uma "culpa" ofendendo, xingando, ou ironizando quem quer que seja, não pode minimizar o sentimento que temos ao desagradar a Deus, porém quando nos colocamos na presença de Deus...com nosso coração sincero,e nos explicamos para Ele, nossos olhos se abrem, porque o Pai nos ama, e através desse amor passamos a enxergar que muitas vezes podemos estar a beira de um abismo e nem perceber, e aquele irmão que nos alerta ou nos estende a mão, nos ama tanto que não se conformaria em nos ver cair...e no desejo de nos ajudar pode falhar sim, porque ainda tem uma condição humana, mas nesse processo não existe certo e errado, é Deus que conhece os corações. o Amor justifica! Pra que perder tempo com mágoas...é passado...Deus nos levantou para sermos Soldados valorosos! Avante! Muitas almas precisam do Senhor e Glória a Deus, porque mesmo pequenos e errantes somos instrumentos do Pai!!! Bom final de semana Família!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente comentário Michelly! Obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  6. Pr. Cleison J. Naves (Catalão GO)5 de janeiro de 2015 às 14:46

    Paz seja contigo!
    Boa postagem mas veja bem: O pecado na vida do crente e acidental, e mesmo que a misericórdia de Deus se renove a cada manhã colhe se as consequências do seu erro, Deus perdoa, porem há consequência para o erro. Davi errou o Senhor o perdoou, mais a consequência foi grande: O filho com a mulher de Urias morreu mesmo com lagrimas e jejum, a espada não se apartou mais da casa de Davi, incesto Absalão seu filho querendo mata-lo, ETC.
    Pedro negou por três vezes porem Yeshua o fez confessar por três vezes que o amava e a palavra diz que Pedro sentiu, entristeceu muito por seu amor a ele ser colocado a prova...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu amigo. Estas suas palavras tem me ajudado muito. Vou repassar elas a uma pessoa que também necessita. Estou passando por dificuldades as quais eu mesmo me coloquei, e a consciência está me derrubando todos os dias. Estou tentando me libertar dos erros e vícios que me fez chegar a este ponto e olhando para traz eu percebo o quanto fui fraco e tolo. Mas se não era isso o que Deus esperava de mim, por que continuar nestes mesmos erros? Pode ser difícil, mas que a vontade de se libertar seja maior que o medo de cair de novo. Eu amo estar ao lado de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns meu amigo. Estas suas palavras tem me ajudado muito. Vou repassar elas a uma pessoa que também necessita. Estou passando por dificuldades as quais eu mesmo me coloquei, e a consciência está me derrubando todos os dias. Estou tentando me libertar dos erros e vícios que me fez chegar a este ponto e olhando para traz eu percebo o quanto fui fraco e tolo. Mas se não era isso o que Deus esperava de mim, por que continuar nestes mesmos erros? Pode ser difícil, mas que a vontade de se libertar seja maior que o medo de cair de novo. Eu amo estar ao lado de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Que possamos ter um 2017 de consciência leve e que possamos fazer sábias escolhas.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz! comente e deixe sua opinião.