quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Fariseus Modernos

  Este artigo tem como finalidade ajudar o amigo leitor a identificar quem são os modernos fariseus em nossos dias. Com certeza você já se esbarrou com algum! 




 Fariseu - do hebraico פרושים  é o nome dado a um grupo de judeus devotos à Torá, surgidos no século II a.C. Foram eles que criaram a Lei Oral, em conjunto com a Lei escrita; também foram eles que instituíram as sinagogas. Com a destruição de Jerusalém em 70 d.C. e a queda do poder dos saduceus, sua influência cresceu dentro da comunidade judaica e se tornaram os precursores do judaísmo rabínico. A palavra Fariseu tem o significado de "separados"; “verdadeira comunidade de Israel", os "santos".


  Sua oposição ferrenha ao Cristianismo rendeu-lhes através dos tempos uma figura de fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse.  Esse comportamento deu origem à ofensa "fariseu", comumente dado às pessoas dentro e fora do Cristianismo, que são julgados como religiosos aparentes.

 Mas quem são os Fariseus hoje? Quem se enquadraria nesse ramo de “separatistas”? Faremos agora uma seqüência de perguntas para que você possa dar suas próprias respostas e assim tirar suas próprias conclusões


1º - Os fariseus eram membros de um dos principais grupos religiosos dos judeus.
Pergunta: Quem são os membros dos principais grupos religiosos  hoje; que acham que o Reino de Deus é só deles e que todo o resto do mundo são “filhos do diabo?”. 

2º - Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e também as tradições e os costumes dos antepassados.
Pergunta: Quem hoje afirma seguir as Escrituras, mas na verdade segue muito além dela, exaltando os costumes e as tradições religiosas de seus fundadores?

3º - Os fariseus não se davam com os saduceus, mas se uniram a eles para combater Jesus e os seus seguidores.
Pergunta: Quem briga entre si hoje, mas se une no combate a outros grupos religiosos; pregadores da graça de Jesus?


4º - Os saduceus eram membros de um pequeno, mas poderoso grupo religioso dos israelitas. Faziam parte desse grupo entre outros; os sacerdotes; as pessoas ricas e de grande influência.
Pergunta: Quem faz parte deste pequeno e exclusivista grupo clerical hoje?

5º - Os saduceus baseavam os seus ensinamentos nas leis encontradas no antigo Pentateuco.
Pergunta: Quais religiões tem feito isso hoje?

6º - Os saduceus negavam a ressurreição, o juízo final e a existência de anjos e espíritos. Também eram frios e indiferentes em relação aos outros.
Pergunta: Quem tem ensinado hoje que os dons cessaram? Que não há mais milagres e toda e qualquer manifestação é produzida pelo demônio? Quem em seus cultos, são mais frios que um iceberg?


Um convite à reflexão:

 Incrivelmente, todos esses “personagens” que descrevemos acima (Fariseus, Saduceus, Doutores da lei...) eram “crentes”. Eles “faziam à obra”, eles gerenciavam o Reino de Deus na Terra, eles se achavam os certos e foi exatamente com eles que Jesus teve os maiores confrontos. São eles os únicos que deram trabalho a Jesus e inclusive tramaram sua morte. 

Agora reflita conosco: Por que eles não aceitaram que Jesus era o Messias? Simples! porque segundo a hermenêutica tradicional, Jesus jamais poderia ser o Cristo! vejam só: 

Era inaceitável que o Messias vivesse daquela maneira que Jesus viveu... Que fosse amigo de samaritanos, que sentasse a mesa com publicanos e pecadores... Que não cumprisse as tradições..Que escandalizasse os Judeus e principalmente que se pusesse acima das tradições e das leis do Pentateuco; como Ele fazia dizendo: “ouviste o que foi dito aos antigos... Eu, porém vos digo”. 
                                                                         
        
  A realidade:

 O que de fato Jesus estava fazendo, era negar as interpretações particulares das Escrituras... Era se colocar acima delas e isso os fanáticos religiosos nunca aceitaram! Isso sempre os fazia tornarem-se violentos e causava-lhes uma cegueira tal, a ponto de mandarem matar um irmão judeu... Foi assim há 2000 anos atrás e infelizmente hoje também é.  Os fariseus e afins não aceitam que algo seja contra a interpretação míope e limitada que têm das Escrituras.


 Era inaceitável o fato de Jesus igualar as pessoas, tanto judeus como gentios, homens e mulheres, escravos e livres, israelitas e samaritanos... Assim como é inaceitável para os modernos fariseus; igualar pessoas que tem um credo diferente do deles...

  Mas afinal de contas; como as pessoas podem entender que não estão sendo discípulos de Jesus, mas discípulos dos líderes de sua religião? A religiosidade cega as pessoas!




  •  Você que está lendo este texto agora; compreende Jesus pelas escrituras ou as Escrituras por Jesus?
  •   Você avalia sua crença por qual ponto de vista? Será que ao defendê-la cegamente, você não está negando o Cristo?
  •  Você, assim como os Fariseus do passado; não está construindo sua fé em cima daquilo que pode afinal derruba-la?
  • Não está você; ao defender cegamente homens e instituições; negando o Messias verdadeiro?
  •  Sua compreensão do mundo; parte do Cristo ou parte da Crença?
  •  Sua fé é uma Fé humilde e unificadora, assim como foi a de Jesus ou coloca-o num patamar de superioridade medíocre entre seus semelhantes? Afinal de contas; você é discípulo de Cristo ou da Crença? 
Leia Mateus 23 e tire mais conclusões...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! comente e deixe sua opinião.