segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As 3 Peneiras

Um jovem discípulo foi ao encontro do seu mestre, levando uma informação que julgava de seu interesse:

  - Senhor, quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

  - Espera! – disse o sábio – Antes de contar-me, quero saber: Já fizeste essa informação passar pelas três peneiras?

- Três peneiras? Que queres dizer mestre?

Ele respondeu: Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção:

- A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- Pois bem, então esta informação já vazou pela 1ª peneira – prosseguiu o experiente homem – A segunda peneira é a da BONDADE, O que você vai me contar, é uma coisa boa? Vai ajudar a construir o caminho e boa fama do próximo?

Envergonhado, o discípulo disse: Devo confessar que não.
 - Então ela também vazou pela 2ª peneira - disse o mestre- A terceira peneira é a da UTILIDADE, Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo? Convém contar, irá resolver alguma coisa?
- Útil? Na verdade, não.

 Então esta informação também vazou na terceira peneira, arrematou o mestre:
- Se o que queres contar não é verdadeiro, nem bom e nem útil, é melhor que o guardes apenas para ti. Será uma história a menos para envenenar o ambiente e causar discórdia entre irmãos, pois convém que sejamos sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!

Agora pense:

  Quantas vezes você já se deparou com este tipo de situação no nosso meio? Várias, não é mesmo? Porém, fica a questão: Quando isto ocorre, você tem feito uso das três peneiras ou passa adiante o que chega aos seus ouvidos?


 Se você tem dado crédito a certas “informações” e se tem ajudado a distribuí-las entre o grupo, saiba que sua atitude, além de estar prejudicando um colega, irá contribuir para acabar com a unidade e a imagem de todos! Pois:

“O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos.” Provérbios 16.28

 Sendo assim, não faça com os outros aquilo que jamais aceitaria que fizessem com você e nem tampouco acredite que ficará isento de duras consequências, pois seja de forma direta ou indireta, o grupo inteiro acaba sofrendo com os resultados de uma “mera” fofoca.

  Coloque-se no lugar do seu semelhante e, antes de falar mal de quem quer que seja, ore por essa pessoa, zele pela união e bom nome do meio ao qual você vive e compreenda que tudo o que foge do crivo das “três peneiras” não agrada ao Deus que, creio eu, um dia você se dispôs a servir.

 Se o seu objetivo é fazer a diferença e ser um expoente nas mãos de Deus, preze sempre pela verdade, tenha bons olhos e enquanto estiver cantando, tocando ou simplesmente falando a respeito de qualquer assunto, procure ser útil, dê bons exemplos em tudo o que faz e não perca tempo com questões sem sentido. Não se torne pedra de tropeço, mas sim, vaso de honra.


“Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.” Provérbios 26.21 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz! comente e deixe sua opinião.